Os cuidados com o reservatório de água
Se a manutenção do reservatório de água não for realizada de forma periódica, é provável que surjam problemas nos revestimentos que podem passar despercebidos. Podem surgir infiltrações que comprometem a impermeabilização de toda a estrutura, iniciando um processo de desgaste e colocando em risco a segurança do reservatório e da finalidade a que ele se destina. Em situações mais severas, é preciso realizar uma recuperação total do reservatório.
O estado de conservação do reservatório de água potável, por exemplo, determina a qualidade da água armazenada. Portanto, é importante detectar as anomalias que se manifestam nessas estruturas com o tempo.
Como fazer a limpeza
Com o armazenamento constante da água ela pode acumular resíduos, perder a transparência e apresentar uma coloração característica. Logo, o reservatório precisa ser limpo com frequência por uma empresa especializada — caso a estrutura seja muito grande.
Entenda como garantir a correta manutenção dos reservatórios de água.
Diagnóstico
Essa etapa analisa as condições da estrutura a fim de detectar a entrada de sujidades e possíveis vazamentos. Se for o caso, é realizada a impermeabilização para garantir que o armazenamento permaneça seguro e eficaz.
Limpeza e higienização
A lavagem e a desinfecção do reservatório é feita após resolver possíveis problemas iniciais — como reparações e intervenções — ou situações de emergência que exigem uma limpeza imediata.
Durante o processo, produtos e materiais específicos devem ser utilizados a fim de evitar danos nas paredes do reservatório, levando a um desgaste mais rápido do sistema e consequentes infiltrações.